Assista a Live de lançamento

Umbandaime Matriz lança site e coletânea de pontos para Oxóssi e Caboclos

Na força de Oxóssi, sincretizado a São Sebastião, cuja data comemorativa foi 20 de janeiro, o projeto Umbandaime Matriz lançou o site que conta com textos e canções que fazem parte deste estudo. Inicialmente, foram disponibilizados os pontos e hinos de Oxóssi, Caboclas e Caboclos.

Muito além do projeto deste acervo, o Umbandaime Matriz é uma linha de estudo espiritual que manifesta a aliança entre a Doutrina do Santo Daime e a linha de Umbanda, firmada entre o Padrinho Sebastião e o Caboclo Tupinambá, através da  Mãe Baixinha.

O lançamento aconteceu durante live transmitida a partir das 19h30, nesta quarta-feira (27), e pode ser conferida no player abaixo.

Mediada por Ana Carolina, a live iniciou com a apresentação do site feita por Júlia Freire de Medeiros, responsável pela produção e gestão do projeto. Maria Alice Campos Freire, coordenadora geral do Umbandaime Matriz, contou um pouco de como se deu esta aliança entre o Santo Daime e a Umbanda, relembrando fatos históricos. Marcelo Bernardes, que também faz parte desta história desde o início, e hoje zela por este estudo na igreja Flor da Montanha  (Lumiar/RJ), também contribuiu com memórias e histórias que levaram à esta aliança. A live contou ainda com a presença de Rita Silveira, Elvira Melo e Sabá Tuk, também  participantes da equipe central da gravação. 

Para este registro foram gravados mais de 500 cânticos, entre pontos e hinos dos Orixás e entidades, como Caboclos, Pretos Velhos e Herês. Estas gravações serão disponibilizadas gradualmente, ao longo de 2021.

Caso queira ouvir e estudar a seleção de Oxóssi, clique aqui. Já para ouvir os cânticos dos Caboclos, clique aqui.