Caderno

Informe de Publicação do Caderno atualizado dos cânticos e mensagens do acervo Umbandaime Matriz

A equipe do projeto Umbandaime Matriz tem a alegria de informar que o caderno oficial de cânticos que compõe o nosso acervo será publicado em breve. A organização desse material tem sido um dos nossos focos de ação e compreende um trabalho minucioso de revisão de cada uma das letras, de cada peça musical, e suas devidas repetições, que é realizado totalmente de forma voluntária.

Parte dos cânticos deste caderno passaram a fazer parte do estudo do Umbandaime após serem canalizados pelos adeptos dessa linha, portanto, podem ser considerados mensagens divinas, verdadeiras chaves do conhecimento e, como tal, merecem o respeito e a seriedade que inspiram. Isso frequentemente implicou para o trabalho de revisão, contactar os irmãos que “receberam” os cânticos ou que zelam por eles a fim de redimir imprecisões ou modificações que pudessem ter ocorrido através da oralidade.

Outra grande parte dos cânticos, compôs o repertório do Umbandaime por meio da tradição umbandista representada principalmente pelos daimistas que já traziam este estudo. Muitos deles compõem o repertório do cancioneiro popular brasileiro. Sendo assim, em respeito a essas tradições e à história do Umbandaime, houve o cuidado de conferir muitos cânticos com adeptos mais antigos e protagonistas do nosso sincretismo. É importante ressaltar que faz parte do propósito deste trabalho conferir os devidos créditos aos compositores e o reconhecimento às origens dos cânticos da cultura popular. Isso constitui tema de uma pesquisa em andamento e somos receptivos a informações fidedignas sobre essas origens.

O objetivo final é chegarmos na produção de um material consolidado, que possa representar uma fonte segura de estudo para todas e todos. Por fim, guardamos a compreensão de que nessa escola espiritual, o caderno possui um papel muito importante no processo ensino-aprendizagem e, na medida em que zelamos seu conteúdo, zelamos também pela educação dos filhos colhidos nessa seara.


error: Conteúdo protegido