Sobre o Ritual

Cânticos de abertura e encerramento são lançados com vídeo sobre Ritual do Umbandaime Matriz

Seguindo o fluxo das águas de Iemanjá e adentrando o mês em que se comemora o Patriarca São José, lançamos os cânticos de Oxalá dentro do Umbandaime Matriz. Além da sequência de Oxalá, também foram disponibilizados os cânticos de abertura e encerramento do trabalho, bem como os pontos das Almas e de Defumação, que também compõem o momento inicial do ritual.

O lançamento dos cânticos de abertura e encerramento foi acompanhado de um vídeo explicativo em que a responsável pelo ancoramento do Umbandaime Matriz, Maria Alice Campos Freire, e sua filha Júlia Freire de Medeiros, gestora do projeto de construção e difusão do acervo de cânticos relacionados, explicam sobre fundamentos e organização do ritual

Confira abaixo o vídeo “Sobre o Ritual”, com explicações e orientações acerca da ritualística do Umbandaime Matriz:

O ritual do Umbandaime Matriz é organizado de acordo com o ponto de partida da própria Aliança. Assim, como esta linha é uma expressão da doutrina do Santo Daime que acolheu e integrou a Umbanda, o ritual se inicia com a abertura da Doutrina, em seguida, abre a sessão da Umbanda, e sempre vai seguindo este passo a passo, para todas as linhas de chamada. No final do trabalho, fecha primeiramente a sessão da Umbanda, e em seguida faz-se o fechamento do ritual da Doutrina. Isto sinalizando que a sessão da Umbanda está dentro do ritual da Doutrina.

Para ouvir os cânticos de abertura e encerramento do ritual, clique aqui.